sábado, 21 de agosto de 2010

um alecrim

2 comentários:

  1. Olá Rafael,

    Era para responder no fórum, mas como já tinha visto alguns virtuais teus no teu blog, decidi vir aqui responder ao tópico, pois assim é mais "particular" o meu comentário e de qualquer forma a mensagem era directamente para ti.

    Eu tenho visto que tu desenhas bastantes virtuais e isso é muito positivo pois demonstra que usualmente tentas fazer exercicios estéticos e isso é positivo para ti, para a tua evolução...pois a estética é uma parte importantissima e fulcral nesta arte e por vezes as pessoas esquecem-se disso...

    Agora a minha critica vai para os teus virtuais, pois na maior parte das vezes os teus desenhos nada tem a ver com a árvore em questão e acabas por desenhar árvores não existentes e isso não te ajuda em nada, pois estás a desenhar pequenas árvores...

    O meu conselho é simples antes de começares "traça" o tronco se o fizeres ai já se percebe melhor e percebesse qual a tua ideia conseguesse perceber se a tua ideia funciona ou não, consegue perceber a frente, se fizeres as massas verdes maiores conseguimos perceber as disposições da massa verde e ai sim tornasse um "virtual"... :)

    Espero que não leves a mal a minha critica,

    Um abraço,
    David

    ResponderExcluir
  2. boas david, tens razão quando falas da qualidade dos desenhos, ainda tenho de aprender, mas verdade é que na maioria das vezes são só linhas orientadoras e não realmente os bonsais, para mim servem para ter uma ideia geral de como poderá ficar.....

    verdade é que até normalmente faço um decalque do tronco, outras vezes a pressa não deixa....


    mas concordo contigo, acho também que é um treino para mim....

    abraço
    rafa

    ResponderExcluir